Talentos musicais que você não conhecia

Diziam “construa uma ratoeira melhor que o mundo construirá uma estrada até a porta da sua casa”. Depois, e por muito tempo, deixou de ser assim. Eram múltiplos os talentos que se perdiam porque as gravadoras não viram, os produtores não sabiam, não estavam no lugar certo e na hora certa. Tudo isso foi antes da internet. Agora, qualquer rapaz latino-americano, sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes e vindo do interior pode postar um vídeo no YouTube e mostrar seu talento. Zero a cem em algumas horas. Isso me fascina. Descobrir um alguém qualquer de que nunca ouvi falar pegando um instrumento e mostrando qualidades improváveis me fascina. Sim, me impressiona mais que ouvir um famoso (de quem já tinha altas expectativas). Tanto me impressiona que escrevi este artigo para apresentar quinze anônimos para você. Aumente o som do seu micro, coloque fones de ouvido…

1. Zack Kim, de Seul, na Coréia do Sul
Este vídeo mostra um garoto tocando a trilha sonora do videogame Super Mario. Mas ele toca ao mesmo tempo em duas guitarras. Um músico, dois instrumentos de uma só vez.

2. Tommy Gauthier e Antoine Dufour, de Quebec no Canadá
Este foi um dos primeiros com quem topei no YouTube, e ainda acho um dos melhores. Contraste com o vídeo anterior, do coreano. Aqui são dois músicos, um instrumento. Eles interpretam a composição Jerry’s Breakdown, composta por Jerry Reed.

3. Hemodrop, de Alicante, Espanha
Você talvez tenha assistido o filme “Piratas do Caribe” como eu, sem prestar tanta atenção na música. Mas lá tinha uma composição que, para tocar no violão, o sujeito tem que ser um virtuoso. Como este espanhol no vídeo abaixo: tão modesto a ponto de não mostrar o rosto, nem dizer o nome. Da página do MySpace dá para ver que ele é da cidade de Alicante. Você não queria conseguir tocar assim?

4. Igor Presnyakov, da Holanda
O sujeito tem uma aparência meio bizarra — mas sabe tocar muito. Vejam a interpretação dele para a música Beat It do Michael Jackson, em violão acústico, para acreditar. Ao contrário de vários outros desta página, ele toca o acústico puro, sem gravar trilha sobre trilha: low tech. Talento puro. Se gostar, ele tem vários outros vídeos no YouTube, também muito bons.

5. Stephen Peters, do Reino Unido (Inglaterra)
Ele é o tiozinho da propaganda da Sukita. Meia-idade. Casado. Três filhos. Mas olha o que ele faz com a  guitarra. E se o vídeo abaixo não for suficiente, veja os outros dele.

6. Sungha Jung, da Coréia do Sul
Aqui tem uma verdadeira celebridade do YouTube. Este garoto coreano, que parece jovem demais para aquele violão, consegue interpretar inúmeras musicas com bastante qualidade. Abaixo uma das minhas favoritas: Blackbird, uma das melhores musicas dos Beatles.

7. Adrian Holovati, de Chicago, EUA
Este sujeito aqui é muito talentoso, e tem tantas interpretações de que eu gosto no YouTube que fica até difícil escolher uma. Escolhi esta aqui em que ele toca dois violões na mesma música, “Schon Rosemary” com arranjo de Chet Atkins. Gravou uma de cada vez, como dá para ver no dueto dele com ele mesmo. Ficou muito bom. Se gostou do trabalho, procure estas outras favoritas, interpretadas por ele: “Buddy Holly“, do Weezers, e a música tema do Super Mario Bros 2.

8. Trace Bundy, de Boulder, Colorado (EUA)
Ele está tocando “Sweet Child of Mine” em um violão acústico, mas usando um efeito de pedal que pouca gente usa em shows ao vivo. Ele cria loops (ou seja, ciclos repetidos de audio) para acompanhá-lo durante a música. Note bem. No começo ele vai criando e colocando em ciclo infinito de repetição alguns efeitos, inclusive o de batucar no violão. Fica muito bacana, e mostra muito domínio sobre o instrumento. Bundy ficou conhecido como o “Ninja do Violão Acústico”, por seus fãs e amigos, e era professor de engenharia (!) antes de se dedicar em tempo integral à música. Uma outra interpretação nota dez dele é esta aqui.

9. Jeff Clark, da Flórida, nos EUA
Este sujeito desconhecido estava, para piorar o estado de nervosismo, tocando na frente de uma platéia e de representantes de gravadoras, em uma seleção de talentos nos Estados Unidos. Mas mandou bem com a clássica música do Michael Jackson (RIP).

10. Fredrik Larsson, da Suécia
Uau, esta você não vê todo dia: este garoto fez um poutpourri no violão, misturando 32 músicas em 8 minutos. E fez bem. Tem de tudo, desde Beatles e Roxette até Daft Punk (a que mais me impressionou, 1:35 no vídeo) e trilhas sonoras de desenho animado. Detalhe, ele até faz referência a um sucesso que nasceu no YouTube (Chocolate Rain, a música cujo trecho aparece em 6:10 no vídeo). Imperdível.

11. Marie Digby, de Los Angeles, nos Estados Unidos
Ela canta o mega-hit Umbrella, da Rihanna, em um violão acústico e com muito estilo. Essa interpretação, feita em 2007, tornou Marie Digby conhecida nos EUA e conquistou milhares de fãs no YouTube. Tem até um verbete na WikiPedia! Marie tem mãe japonesa e pai irlandês-americano

12. Anthony, dos Estados Unidos
Ele toca violão, nada de excepcional nisso. Mas tem uma excelente voz, coloca muito na música. A primeira música dele que me impressionou foi esta aqui: “Stand by me“, que eu gosto muito. Mas esta abaixo é excelente também.

13. Michael Tadeo, de Los Angeles, EUA
Gostei da interpretação dele da música de MJ, “Man in the Mirror”. O sujeito joga tudo que tem e mais um pouco na música, e faz voice-over sobre si mesmo: uma técnica que parece estar se tornando voga na era do Windows Movie Maker.

14. Emily Bear, de Chicago, nos Estados Unidos
Guardei os melhores para o final. Essa mocinha é apresentada como a mais jovem compositora do mundo. Acredito. Veja o vídeo, que foi filmado quando ela tinha sete anos. Ali ela toca uma música que ela mesma compôs, aos seis anos, para piano. Uma entre 126 outras. Não só a interpretação é brilhante, a composição também — a maior parte das pessoas que estuda piano não consegue jamais compor algo assim. Um talento nato, essa mocinha começou a aprender piano com dois anos de idade. Que coisa bonita a felicidade e a paz que ela transmite ao tocar.

15. Tay Zonday e sua chuva de chocolate
Uma das músicas mais ouvidas do mundo em 2007. Chocolate Rain foi composta por um anônimo estudante de vinte e poucos anos e varreu o mundo: hoje tem quase 50 milhões de audições (50 milhões!) no YouTube, e milhares de respostas em vídeo, em geral homenageando seu trabalho. Tay Zonday não usou estúdio. Não teve gravadora. Não teve jabaculê, rádio, nada. Foi o tecladinho dele, sua voz, e propaganda boca a boca (ou link a link). É talvez a melhor prova, nesta página, de que estamos em novos tempos musicais. Note até a referência que foi feita a esta música por um dos outros anônimos nesta página (Fredrik Larson).


Se você gostou deste post também deve gostar de:

Michael Jackson morreu
O Papa e o Sultão

Anúncios

4 respostas em “Talentos musicais que você não conhecia

  1. Parabéns pela coletânea! Tem pessoas realmente impressionantes, ainda não ouvi todos , com certeza vou ouvindo aqui. Agora…Esse Chocolate rain….Tanta gente ouviu pelo bizarro eu acho. ô musiquinha chata e repetitiva! Parece música de certas bandas do pará e regiões semelhantes. Tenho medo de ter pesadelo com isso agora!

    Abraço.

  2. É incrível como existe talentos mil por esse mundo e nossos programas de TV aberta só exibem o que julgam ser “talentos” e coisas “interessantes” de domingo a domingo, de cultura não fica nada pro povão, nada que contribua para nossa evolução cultural, parabens, é de pessoas como voce que precisamos, sempre exaltando verdadeiros talentos. Seria bom que produtores e diretores d TV vissem e adotassem como algo de entretenimento. Fica o recado.

  3. Muito legal, conhecia alguns músicos citados acima, Igor Presniakov é um “monstro”, toca d+, Sungha tbm é um excelente, depois que descobrir esses músicos me apaixonei pelo estilo “fingir style”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s