Organize sua área de trabalho com Fences

Tem alguns produtos, como o GPS, que parece que foram feitos para mim. Parece que sem saber estava esperando a vida inteira por eles. Dois dias atrás foi lançado um utilitário para Windows 7, Vista e XP assim: um programa gratuito que veio para ficar. Responda: Sua área de trabalho do Windows fica lotada de ícones? Você tenta organizar mas descobre que alguns dias depois a confusão voltou, já não acha mais nada? Ao conectar um projetor no laptop todos o ícones mudam de lugar? Você se preocupa que a aparência caótica faz seu computador parecer um barraco? Não tema, pois seus problemas terminaram! Chegou “Fences”: as melhores idéias são as mais simples.

O que é o Fences?
O Fences tem uma proposta simples: dividir sua área de trabalho em pequenos currais de ícones (“Fence” em inglês significa “Cerca”, de cercado). Os ícones, programas, atalhos e pastas continuam todos na área de trabalho, mas ficam divididos em pequenas áreas semi-transparentes, às quais você pode dar um nome se quiser. Parece uma pasta, mas não é: tudo continua no desktop, a um clique de distância. E tudo fica organizado.

Simples, não é? Você pode redimensionar os cercados, pode mudar eles de tamanho, pode deletar e criar novos, e pode renomear seus títulos.  Também pode fazer com que fiquem mais ou menos transparentes. Muito simples. Se você baixar um arquivo da internet na área de trabalho ele ficará fora dos cercados. Arraste e solte para levar ou tirar de qualquer cercado. Se um cercado ficar cheio demais, tudo bem: barras de rolagem aparecerão nele (permitindo a você colocar virtualmente infinitos ícones em sua área de trabalho). Se você posicionar os ícones de um jeito, se arrepender e quiser voltar atrás, tudo bem. O Fences também faz.  Bacana. Mas não contei o melhor.

O que mais gosto no Fences é que com dois cliques no fundo da área de trabalho todos os ícones desaparecem. Ela fica limpa. Absolutamente limpa. Dê dois cliques novamente e todos os ícones voltam a surgir. Nem quando o seu computador era novo ele era tão limpo.

Efeito de usar o programa Fences
Uma imagem vale por mil palavras. Seguem as fotos da minha área de trabalho antes e depois do Fences. Você vai entender o que acontece.

ANTES DE RODAR O FENCES
antesderodarofences.png

DEPOIS DE RODAR O FENCES
Depois de rodar o Fences.

DEPOIS DE RODAR O FENCES E CLICAR DUAS VEZES
Área de trabalha limpa pelo Fences.
(nada mal, hein?)

Se clicar duas vezes em qualquer lugar do desktop todos os ícones reaparecem.

Como baixar e instalar o Fences
O programa Fences funciona em qualquer computador com o sistema operacional Windows XP, Windows Vista ou Windows 7. Ele é disponibilizado gratuitamente pela Stardock, seu desenvolvedor. Está em versão “Beta”, o que quer dizer que acabou de ser lançado. Mas continuará grátis mesmo depois de deixar de ser “Beta”. Para baixá-lo clique aqui. Você vai cair numa página com um botão azul de “Download”. Baixe-o, rode-o e instale-o. Se tiver dificuldades com o inglês, veja as orientações abaixo.

A primeira tela que aparece na instalação é esta. Pode clicar o botão “Next”. Siga clicando “Next” em todas as telas que vão aparecendo depois. Você irá aceitar as sugestões de instalação padrão.

Inicio da instalação do Fences.

Quando estiver nesta tela abaixo você precisará clicar e fazer um “X” na caixinha branca onde está escrito “I accept the terms of the license agreement” antes de clicar “Next”.

No Fences faça um X nesta tela.

Quando aparecer esta janela aqui abaixo, que tem dois botões, clique no botão maior, o de cima, onde diz “Start using Fences!”.

2009-02-06_234538

Quando o programa te pedir para escolher um layout, nesta janela de instalação, escolha a opção da direita (que diz “Sort out my icons”). Com isso o programa já vai auto-organizar os ícones do seu desktop para você. O exemplo da minha área de trabalho, que mostrei no início deste artigo, foi conseguido assim.

Escolha o botão da direita.

Pronto! Na última janela você vai clicar no botão “Finish”.

Últimas dicas: opções avançadas do Fences
Você não precisa saber o que vem em seguida para usar o Fences. Mas, se quiser personalizar ao máximo o programa, veja como é simples. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer cercado da sua área de trabalho vai aparecer um menu como o abaixo. Ele permite várias personalizações, que serão explicadas a seguir.

Menu do botão direito do Fences.

As opções aí nesse Menu que afetam o programa “Fences” são:

  • Lock Fences – Liga e desliga a movimentação dos cercados. Se tiver uma marquinha quer dizer que todos os cercados estão fixos: você não poderá mudar eles de lugar nem de tamanho. Caso contrário você poderá mover e redimensionar os cercados como faz com as janelas do Windows.
  • Edit Fences – Entra em um outro Menu que dá algumas opções de customização para o programa. As opções mais importante são “Fences”, que permitem sua escolha de um layout padrão pré-determinado. E a opção “Customize”, que deixa você alterar a transparência e a cor dos cercados, além de escolher se os títulos de cercados devem ou não aparecer.
  • Exclude this Fence from quick-hide — Normalmente quando se dá o clique-duplo todos os ícones e cercados desaparecem. Se quiser que um dos cercados não desapareça nunca, escolha esta opção.
  • Rename Fence… — Serve para mudar o nome do cercado em que você clicou com o botão direito do Mouse. Vale colocar nomes em português!
  • Delete Fence — Exatamente o que parece: deleta o cercado que foi clicado, e joga os ícones de volta à area de trabalho.

Depois de ler este último, você deve estar pensando: mas como eu faço para criar um cercado novo? Muito simples. Arraste e solte o mouse com o botão direito apertado, desenhando um quadrado. Vai aparecer um botão branco que diz “Create a new fence here” (crie um novo cercado aqui). Clique nesse botão, digite o nome do cercado a ser criado, pronto.


fences-logo

Baixe agora o Fences, clique aqui para ir para o site da Stardock.


Se você gostou deste post também pode gostar de:
Três protetores de tela com jogos clássicos
Pikluk: Como tornar a internet segura para crianças, passo a passo

Anúncios

13 respostas em “Organize sua área de trabalho com Fences

  1. Exelente! Maravilhoso! Ótima idéia, com uma enorme facilidade para ser trabalhado! Minha Área de TRabalho nunca mais será a mesma depois do Fences!

  2. Cara muito show esse programa, super leve não prejudica o pc em nemhum aspecto, organiza de forma rapida e pratica e é totalmente ajustavél a nosso gosto !

    nota 10 pra ti !

  3. eu adorei esse programa mas estou a ponto de desinstalar. pq ele simplesmente trava minha desktop na hora da inicialização. da erro no “explorer” .
    ai eu faço logoff, finalizo o explorer na força e volto pro meu usuario, ai sim ele funciona
    toda vez a mesma coisa
    nao sei o porque.
    se alguem souber. e puder me ajudar
    obg

  4. Olha, não tenho e muito provavelmente terei esse FENCES em meu PC, até porque existem outras formas de deixar sua área de trabalho com aquele papel de parede lindo, sem aparecer nenhum ícone para estraga-la, porém com todos os ícones escondidos, mas a sua disposição de forma muito mais simples! Por exemplo, instalando o ROCKETDOCK, que é o meu escolhido há muito tempo e que te oferece vantagens muito superiores comparados a esse FENCES! Honestamente, não vi vantagem nenhuma nessa droga!

  5. Adorava usar o Stardock Frences, até chegar ao Windows 8…
    Ele trava todos os ícones da área de trabalho e mesmo depois de desinstala-lo, os ícones continuam travados…. Só consegui depois de formatando o note.
    Será que tem alguma solução para isso????
    Necessito de programa!!!!!
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s