Besta: somos o número da besta

Você sabe, “six, six, six, the number of the beast”, cantava o Iron Maiden. Meia meia meia é o número da besta na cultura popular, ou seja Satanás, Demônio, Diabo, Coisa Ruim, Anjo Caído, Belzebu, Anticristo. Pois bem, hoje, exatamente hoje, a população do planeta terra alcançou 6 bilhões, seiscentos e sessenta milhões de habitantes. 6,66 bilhões de habitantes. Então o conteúdo do planeta, em unidades bípedes de carbono auto-denominadas seres humanos, é o número da besta mais 7 zeros. Aproveite (ou se esconda em casa) porque passa rápido. Em primeiro de junho já devemos estar em 6,67 bilhões de pessoas.

Essa projeção foi feita por um simpático e desconhecido serviço da web, chamado de WorldPopClock (Relógio da População Mundial) que vai indicando, a cada instante, a projeção atual da população planetária.

Pessoas no mundo

Clique aqui para ver em quanto está a população do mundo agora. Dá para fazer a diferença para o valor acima e saber quantas pessoas a mais dividem este planeta desde que escrevi este texto. É besta.

Origem do número da besta
No Livro do Apocalipse, na Bíblia, há uma passagem que diz:

“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.”
– Apocalipse, 13:18

Estudiosos da Bíblia especulam que essa passagem faz referência de forma velada a uma personalidade da época, que por razões políticas não podia ser criticada publicamente. Alguns historiadores teorizam que seria Nero, o Imperador Romano, pois o nome dele expresso com a antiga técnica numerológica chamada gematria corresponde a seis seis seis.

Descobertas arqueológicas recentes parecem indicar que originalmente o número no Apocalipse não era 666, mas sim 616. Nesse caso, usando a mesma lógica de que o número 666 faria referência a Nero, argumenta-se que 616 faz referência a Calígula. E a especulação segue, associando o número a diferentes coisas, como o imperador Damácio, o Papa (!), o sinal da cruz, Ronald Reagan e outras teorias. É besta.

Anúncios

5 respostas em “Besta: somos o número da besta

  1. Ora ora ora, exatamente hoje a população mundial cruza a fronteira de 6,666,666,666 pessoas. Noticia interessante? Não sei, mas foi interessante o suficiente para ser noticiado no site slashdot, cujo lema é “news for nerds, stuff that matters” (“notícias para nerds, coisas que importam”).

    A nota do slashdot, que vcs podem ler acima, também diz:
    a população de 5,555,555,555 foi ultrapassada a apenas 14 anos atrás. E pouca gente se dá conta que a 80 anos atrás a população mundial era de apenas 2 bilhões de pessoas.

  2. setimoportal, as contas são projeções de nascimentos e mortes, considerando modelos estatísticos que não contam efeitos específicos (como terremotos) mas sim o agregado da ocorrência histórica desses eventos e tudo mais. De toda forma, 50 mil pessoas morrendo não afeta tanto quanto parece a população mundial: 50 mil pessoas são cerca de 0,00075% da população do planeta. Em outras palavras, 7 pessoas por milhão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s