Sega, Taito e os games de Tóquio

Quem conhece videogames sabe quem é a Sega, quem conhece jogos de arcade sabe quem é a Taito. Ambas são empresas japonesas que lideraram a definição do que seriam os videojogos. Estamos em 2008, essas líderes foram eclipsadas por Microsoft, Sony e Nintendo, Xbox360, PS3 e Wii. De líderes, Taito e Sega, passaram a coadjuvantes na indústria de games. Então foi minha surpresa ver a grande presença de ambas nas ruas de Tóquio.

Visita rápida à Sega Gigo, em Tóquio

Visitei no fim de fevereiro de 2008 um arcade da Sega em Tóquio, chamado Sega Gigo. Infelizmente não fiquei tempo suficiente para entender tudo o que vi. Mas acho que vi o bastante para indicar a direção que os japoneses estão desenvolvendo. Compartilho as fotos.

Entrada da Sega Gigo em Tóquio

Tekken 6

A entrada da Sega Gigo é modesta, mas leva a um prédio de seis andares, cada andar com máquinas diferentes, de última geração. Para começo de conversa que havia o recém-lançado Tekken6. Desde novembro de 2007 Tekken 6 está disponível nos Arcades de Tóquio, e vem sendo anunciado para plataformas de videogames domésticos. Mas por enquanto ninguém no Brasil tem oportunidade de jogá-lo. Veja a foto abaixo — belos gráficos, personagens novos.

Tekken 6 em Fevereiro de 2008

Cyber Troopers Virtual-On

Havia também vários jogos multi-player com máquinas interligadas, como este abaixo, chamado “Cyber Troopers Virtual-On“. Desenvolvido a partir de 1995 pelo estúdio Hitmaker da Sega, esse é um simulador de batalhas entre Mechs, como nos jogos Armored Core ou MechWarrior. Há aliás versões desse jogo para videogames, como para PS2. Este aqui era o original, ainda popular no Arcade, como podemos ver. Note que o controle é feito com dois joysticks, um em cada mão.

Cyber Troopers Virtual On

Cyber Troopers Virtual On segunda imagem

Novos simuladores com projeção de 180 graus

Notável no Sega Gigo foi o andar cheio de máquinas com projeção de 180 graus. Veja a foto abaixo. São cabines totalmente fechadas, onde uma pessoa se senta. Dentro, ela fica a alguns palmos de uma tela esférica com ângulo de 180 graus, esquerda-direita e cima-abaixo. Por exemplo, os pés do jogador, que usam pedais para controlar um Mech, ficam na frente da projeção do chão (como se os pés estivesse na frente de uma cabine de vidro). E olhando para cima dá para ver mais do céu do que na posição de dirigir um automóvel convencional. É mais ou menos como estar em uma cabine de helicóptero. Posso imaginar que a ilusão de tridimensionalidade é incrível. Ainda mais porque os gráficos são muito detalhados, e o frame-rate muito alto.

Cabines de Projeção de Videogames

O jogador fica em uma poltrona completa. Há um lugar para se plugar fones de ouvido com microfones, certamente para ele se comunicar com os membros de seu time nas outras cabines. Pude observar que há controles (manches/joysticks) em ambas as mãos, além de um pedal para cada pé. Não pude perceber se há botões no painel. Tentei tirar uma foto da parte de dentro da cabine, mas a imagem refletiu no acrílico da cabine, e mal dá para enxergar. O jogador que está lá dentro está imerso no jogo e isolado do que está em volta. Não notei no entanto movimentos da cabine, ou seja, a ilusão de movimento parece ser apenas visual.

Tentativa de foto de dentro da cabine

Jogo de cartas misturado com Videogame: 0083

Os jogos de cartas no estilo “Magic the Gathering”, “Sakura Card Captors” ou “Yu-Gi-Oh” são uma mania internacional. Se consegui entender o que vi parece que nossos amigos da Sega arrumaram uma forma de misturar esses card games com os video games. Veja a foto abaixo para entender o lay-out. Essencialmente cada jogador tem uma mesa onde espalha cartas, e um monitor na frente, assim como um trackball e alguns botões. As cartas parecem determinar algumas capacidades no jogo, e o jogador toma decisões na colocação delas sobre a mesa e nas escolhas que faz com o trackball. Em seguida assiste uma animação na tela.

Mistura de jogo de cartas com videogame

Pude ver dois tipos de máquinas. O primeiro era um estilo RPG, como nas cartas Magic, em que personagens (e talvez poderes) eram colocados sobre a mesa, e na tela acontecia uma batalha. O segundo era um simulador de partidas de futebol (talvez como Championship Manager, não era Arcade). O jogador fazia sua escalação colocando as cartas na mesa, que tinha o desenho de um campo de futebol, e depois assistia o jogo na tela acima. Infelizmente não tirei fotos da máquina de jogo de futebol. Mas o layout era muito semelhante ao das outras. Veja o zoom com detalhe das cartas abaixo.

Cartas do video game de tóquio

É interessante que parecia também haver algo de multiplayer no esquema, pois todos os jogadores estavam de frente para uma telona comum a todos, na parede da frente, como se fossem carteiras em uma sala de aula. A visão geral na foto abaixo dá uma idéia. Talvez houvesse times que estavam se enfrentando, pois alguns estavam em mesas verdes, e outros em mesas azuis.

Visao geral da sala de jogo

Além disso, parece que emprestaram aquele conceito dos jogos de cartas: a troca de cartas para montar decks melhores. Veja abaixo que havia o que parecia ser um painel para os interessados trocarem cartas. Infelizmente os únicos caracteres ocidentais que eu conseguia ler eram justamente “trading board” e os números “0083”. Com a ajuda do Google consegui estabelecer um vínculo com uma série de anime chamada “Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory“.

Painel para troca de cartas

Arcades de Tóquio

Infelizmente a viagem foi muito corrida, o tempo curto em Akihabara para experimentar ou ver mais dos games. Mas deu para notar que a cultura dos videogames continua viva e forte na capital do Japão. Deixo três fotos abaixo para demonstrar. A primeira é a seção mais geral dos jogos no Sega Gigo, um dos andares mais “relax”. As outras duas são de prédios que não visitei: o intrigante “Club Sega”, e o “Game Taito Station”.

Sega Gigo, Fevereiro de 2008

Club Sega, Tóquio, Fevereiro de 2008

Game Taito Station

Anúncios

Uma resposta em “Sega, Taito e os games de Tóquio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s