Sete ótimos jogos em flash para as férias

Na internet se encontram dezenas, centenas de jogos gratuitos para baixar. É uma inifinidade de coisas para experimentar — e a maior parte não vale a pena. Encontrei, no entanto, sete pérolas: sete jogos que são simples de jogar, mas muito bons. Cada um tem seu estilo, mas todos podem fazer suas férias parecerem curtas. Você tem 10 minutos? Então, sem mais delongas, conheça em furo-exclusivo a lista “simplesmente.com” dos Melhores Jogos em Flash de 2007.

Sétimo melhor jogo: Olimpíadas de Golfinho (“Dolphin Olympics”)

Como os outros jogos aqui, este é um jogo que consegue ser ao mesmo tempo simples e atraente. A proposta é o seguinte: você é um golfinho e tem dois minutos para nadar e fazer malabarismos saltando da água. Quanto melhor você aproveitar os seus dois minutos, mais pontos ganha. Os controles são só as quatro setas. A pontuação conta a quantidade de manobras que você faz no ar (quantos giros, cambalhotas, etc), como você mergulhou depois na água (o certo é cair com a ponta do nariz primeiro), e quantos peixes te acompanharam na manobra. Além disso há pontos para salto mais alto, salto mais longo, e maior tempo equilibrado na cauda, sobre a água. De certa forma a mecânica é de um “Tony Hawk” dentro d’água. Visualmente a velha guarda vai se lembrar do clássico Ecco the Dolphin.

Clique aqui para jogar Dolphin Olympics.

Sexto melhor jogo: O Calça-Amarela (“Fancy Pants”)

Este é um excelente jogo de plataforma, mas com um estilo muito próprio. O visual, a música, é tudo muito bem arranjado. E, como isso não basta para estar aqui, a jogabilidade é nota dez. Controlando nosso amigo Calça-Amarela você logo vai estar correndo e rolando pela tela feito Sonic, the Hedgehog em seus bons tempos. Use esquerda/direita para correr, seta para baixo para agachar, e seta para cima para abrir portas. O “S” é a tecla do pulo. Dica: Agachar enquanto corre faz você dar cabalhotas. Este jogo só não está melhor classificado nesta lista dos melhores porque é curto — são apenas três fases, embora o autor prometa mais para o futuro.

Clique aqui para jogar Fancy Pants.

Quinto melhor jogo: A Última Barricada (“Last Stand”)

Mate zumbis, sobreviva à noite. Essa é a idéia neste jogo. Use as teclas AWSD para mover seu herói, R para recarregar, barra de espaço para trocar uma arma por outra. Mire e atire com o mouse. Sobreviva, se puder. Quando o sol nascer você terá um pouco de paz. Serão doze horas de luz do sol que você poderá aproveitar para procurar novas armas, encontrar outros sobreviventes em meio ao caos, e consertar sua barricada. Pois quando anoitecer, os zumbis voltarão… eles sempre voltam! A jogabilidade é excelente, e há uma boa variedade de armas. Ficar estourando os miolos de zumbi é mais divertido do que você imagina.

Clique aqui para jogar Last Stand.

Quarto melhor jogo: Line Rider

Sobre este eu já escrevi bastante neste blog. Line Rider é uma mistura de programa de desenho (como o “Paint” do windows) com um simulador de montanhas russas. Faça um desenho com mouse. Veja um homenzinho em um trenó descer e subir pela sua linha desenhada como se fosse a encosta de uma montanha. Ou uma rampa de saltos. Ou… o que você quiser que seja. Veja no YouTube vídeos de Line Rider para ver o quão grande pode ser a criatividade. E saiba que cada um dos vídeos foi fruto de horas e horas de entretenimento com este jogo. Tem quem goste de brincar!

Clique aqui para jogar Line Rider.

Terceiro melhor jogo: Mestre do Arco (“Bow Master”)

Você é o mestre do arco, e como tal ajudará a defender seu castelo. Puxe as setas para trás com o mouse e solte (arraste e solte com o botão esquerdo do mouse). Com isso você tem controle sobre direção e força do disparo. Mate o inimigo, que tenta alcançar seu castelo. Ao mudar de fase pode-se comprar melhorias, como novos tipos de flechas (por exemplo, flechas incendiárias), e tropas para te ajudar. Quando tiver mais de um tipo de flecha tecle o numero da flecha que quiser usar antes de disparar. “Bow Master” é muito interessante justamente porque tem o lado estratégico (comprar exércitos, planejar defesas) e o lado de jogo de ação (na habilidade de mirar e disparar a flecha). O primeiro jogo que vi que misturava tão bem esses dois aspectos foi o velho Rescue Raider (mais tarde rebatizado de Armor Alley) para o Apple II Plus. Lá como aqui você tinha que planejar o mix de tropas para um ataque. Lá você apoiava com um helicóptero (a la Choplifter), aqui você apoia com seu arco do alto do castelo. É um jogo difícil de largar.

Clique aqui para jogar Bow Master.

Segundo melhor jogo: Dicewars

Este aqui é o jogo de tabuleiro War levado à sua essência. As regras são diferentes, não há continentes, um tabuleiro novo é gerado a cada jogo, mas você reconhecerá a semelhança. Se você era daqueles que juntava os amigos para jogar War, este jogo é para você. Uma crítica é que ele não é multi-player — você sempre joga com as peças roxas, e o computador controla cada um dos outros jogadores. Mas é um jogo muito bem executado — não só a programação e a arte, elegantes, mas também o ajuste das regras. Aqui vão em linhas gerais as regras, para diferenciar do War: (1) Cada território tem de 1 a 8 dados de uma cor — ao atacar ou defender rolam-se todos os dados; (2) Se empatar nos dados ganha a defesa; (3) Se o território atacante vencer automaticamente todos os dados, menos um, são transferido para o território recém conquistado; (4) Se o atacante perder, ele perde todos os dados menos um; (5) Ao fim de cada turno o maior grupo contínuo de territórios do jogador é contado — o jogador receberá reforço de um dado por território contínuo; (6) O computador espalha os novos dados recebidos aleatoriamente entre seus territórios. Se está confuso, faça como eu fiz para aprender as regras: Experimente!

Clique aqui para jogar Dice Wars.

Melhor jogo em Flash: Defesa com Torres (“Desktop Tower Defense”)

Existem muitas versões para este conceito de jogo, o conceito de defesa com torres. Esta aqui é minha favorita. Há outras com gráficos melhores, mas não conheci nenhum outro jogo em flash com tanto apelo quanto este. Prepare-se para perder horas arrumando torres na tela do micro. Pois a idéia é essa: monstrinhos entram na tela, suas torres matam os monstrinhos. Monstrinhos mortos dão dinheiro, você pode comprar mais torres, ou melhorar as que já tem. Se 20 monstrinhos escaparem (atravessando a tela de ponta a ponta) o jogo acaba. É uma mistura de quebra-cabeça com jogo de estratégia com jogo de ação. Tentando pensar sobre os ancestrais deste jogo, o que me vem a mente é o jogo para PC Dungeon Keeper, de 1997. Em seu lançamento foi considerado revolucionário por inverter os papéis: ao invés de entrar em uma masmorra como aventureiro, você deveria construir uma masmorra mortal para aventureiros. Assim também é o Tower Defense. Você não faz nada a não ser comprar torres e colocá-las onde quiser. A ação, frenética, acontece de forma automática, a partir daí. O jogo tem três níveis de dificuldade (comece no fácil) e altíssima “replayability”, ou seja, pode-se jogá-lo inúmeras vezes sem cansar. Fácil de aprender, difícil de se tornar um mestre. Minha dica é: uma torre melhorada em geral vale mais do que várias torres básicas. E faça corredores longos.

Clique aqui para jogar Desktop Tower Defense.

Nota: Ficaram de fora desta lista jogos como Yeti Sports, que era simples e rápido de jogar, mas agora transformaram em um mega-site complicado. Deixei de fora também a versão multiplayer do Dice Wars, feita por fans do jogo, por um motivo semelhante: ela rouba a simplicidade do original.


Se você gostou deste post também deve gostar de:
Três protetores de tela com jogos clássicos
Como colocar um vídeo no YouTube: Line Rider
Pikluk: Como tornar a internet segura para crianças, passo a passo

Anúncios

27 respostas em “Sete ótimos jogos em flash para as férias

  1. só jogo paia e sem graça…
    Se eu fosse vcs comprava um PC bao e instalava:

    Dragon age II,Mass effect,Fable III,Assasins Creed I eo II,Dead Space,Gears of War,Call of Duty Black Ops,Diablo III,etc.

    ESSES SIM SEUS NÓIAS SAO JOGOS BONS!

  2. So jogo podre.
    Nem um com o graficozinho bom tem arcuz 2.
    tem diamond hollow 2.

    Mas tem muitos jogos em flash então seria dificil fazer uma lista.
    Vao no site da Kongregate lá vcs vao achar os melhores jogos em flash

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s