Carta Aberta ao Kansas School Board

Neste momento em que uma revista semanal de grande circulação discutiu educação religiosa no ensino secundário no Brasil, levantando um pouco a poeira em torno da velha questão do choque escolar entre ciência e religião, mais especificamente entre criacionismo e evolução (ou evolucionismo, como querem os criacionistas), traduzi a seguinte “Open Letter to Kansas School Board“. Ela foi escrita por um jovem americano e enviada ao Kansas School Board, algo como a Secretaria Estadual de Ensino do Estado do Kansas, que estava tornando obrigatório ensinar a “teoria da criação” naquele ilustrado estado do meio oeste. Tanto quanto eu saiba esta é a primeira tradução para o português.

Carta Aberta ao Kansas School Board
(“Open Letter To Kansas School Board”)

Escrevo com grande preocupação após ler sobre sua audiência para decidir se a teoria alternativa do Desenho Inteligente (Intelligent Design) deveria ser ensinada lado a lado com a teoria da Evolução. Acho que todos podemos concordar que é importante para os alunos escutar múltiplos pontos de vista para que eles possam escolher por eles mesmos a teoria que faz mais sentido para eles. Estou preocupado, no entanto, que os estudantes venham a escutar apenas uma teoria de Desenho Inteligente.

Vamos lembrar que há múltiplas teorias de Desenho Inteligente. Eu e muitos outros ao redor do mundo somos da forte crença de que o universo foi criado por um Monstro-Spaghetti Voador. Foi Ele quem criou tudo o que vemos e tudo o que sentimos. Nós sentimos fortemente que os montantes de evidência científica apontando na direção de processos evolutivos não são nada exceto uma coincidência, colocada por Ele.

E é por essa razão que os escrevo no dia de hoje, para formalmente requerer que esta teoria alternativa seja ensinada em suas escolas, ao lado das outras duas teorias. Na verdade, irei longe o bastante para dizer, se os Senhores não concordarem em fazer isso, seremos forçados a avançar com processos na justiça. Tenho certeza de que os Senhores conseguem ver nossa posição. Se a teoria do Desenho Inteligente (Intelligent Design) não é baseada na fé, mas uma outra teoria científica, como falam, então os Senhores também precisam permitir que nossa teoria seja ensinada, pois ela também é baseada em ciência, não em fé.

Alguns acham difícil acreditar, então pode ser útil contar um pouco mais sobre o que acreditamos. Nós temos evidência de que um Monstro-Spaghetti Voador criou o universo. Nenhum de nós, é claro, estava lá para ver, mas temos registros escritos disso. Temos vários volumes extensos explicando em detalhes Seu poder. Além disso, você poderá se surpreender ao descobrir que há mais de 10 milhões de nós, um número que cresce a cada dia. Nós tendemos a ser muito discretos, sabendo que muitos falam que nossa fé não é substanciada por evidências observáveis. O que essas pessoas não entendem é que Ele criou o mundo para nos fazer acreditar que a terra é na verdade mais velha do que é. Por exemplo, um cientista pode realizar um processo de datação por carbono em um artefato. Com isso encontra que aproximadamente 75% do Carbono-14 decaiu, por emissão de elétrons, para Nitrogênio-14, e infere por esse fato que o artefato tem aproximadamente 10,000 anos de idade, pois a meia vida do Carbono-14 parece ser 5,730 anos. Mas o que nosso cientista não se dá conta é que toda vez que ele toma uma medida, o Monstro-Spaghetti Voador está lá mudando os resultados com Seus Tentáculos Macarrônicos. Nós temos numerosos textos que descrevem em detalhe como isso pode ser possível, e as razões pelas quais Ele faz isso. Ele, é claro, é invisível e pode atravessar matéria comum com facilidade.

Eu tenho certeza de que os Senhores agora se dão conta de quão importante é que seus estudantes sejam ensinados esta teoria alternativa. É absolutamente imperioso que eles se dêem conta de que as evidências observáveis estão à discrição do Monstro-Spaghetti Voador. Além disso, é falta de respeito ensinar nossas crenças sem vestir Sua vestimenta escolhida, que é claro consiste de traje completo de pirata. Eu não posso estressar o suficiente a importância disso, e infelizmente não posso descrever em detalhe porquê isso deve ser feito, pois eu temo que esta carta já esteja ficando longa demais. A explicação concisa é que Ele fica nervoso se não o fizermos.

Você pode estar interessado em saber que o aquecimento global, terremotos, furacões, e outros disastres naturais são um efeito direto da quantidade descrescente de piratas desde 1800. Para seu interesse, eu inclui um gráfico do número aproximado de Piratas versus a temperatura global média nos últimos 200 anos. Como você pode ver, há evidência estatisticamente significativa de uma relação inversa entre piratas e a temperatura global.

Em conclusão, obrigado por dedicar seu tempo para ouvir nossos pontos de vista e crenças. Eu espero que tenha conseguido infundir a importância de ensinar esta teoria para seus estudantes. Nós iremos é claro ser capazes de treinar os professores nesta teoria alternativa. Eu aguardo com grande expectativa sua resposta, e espero de todo coração que nenhuma ação legal seja necessária. Eu acredito que nós podemos esperar um dia que o tempo dedicado a estas três teorias seja igual em salas de aula por todo o país, e eventualmente por todo o mundo: um terço do tempo para Desenho Inteligente, um terço do tempo para o Monstro-Spaghettismo, e um terço do tempo para conjecturas lógicas baseadas em pilhas de evidência observável.

Sinceramente,

Bobby Henderson, cidadão preocupado.

P.S. Eu inclui uma rendição artística em que Ele está criando uma montanha, árvores, e um anão. Lembre-se, fomos todos criados por Ele.


.


Se você gostou deste post também deve gostar de:
Desenhos inteligentes: criacionismo, evolucionismo
A probabilidade da Vida
Doze policiais, um assassinato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s